segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Neruda: Ao mestre, com carinho...

Aqueles que me conhecem, sabem de minha profunda admiração, por este poeta chileno, a quem eu elevo a categoria de “gênio das palavras e dos sentimentos”.

Neruda foi um dos poetas que melhor soube falar do amor, aquele que ia fundo na alma humana, desnudando os sentimentos.
Estive no Chile durante o ano passado e pude me aprofundar um pouco mais no mundo deste fascinante poeta de quem quero falar um pouco da vida, e obra.



Foto: Arquivo Doc.



Pablo Neruda


Nascido em Parral, no Chile, em 12 de Julho de 1904, Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, foi um dos mais importantes poetas do século XX, e cônsul do Chile na Espanha (1934-1938) e no México.


Seu pseudônimo Pablo Neruda, foi escolhido para homenagear o poeta tcheco Jan Neruda e usado desde seu primeiro livro, “Crepusculário”, lançado quando tinha apenas 20 anos. Em 1946 passou a usá-lo legalmente.

Foi em 1924, com a publicação de: “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada” que sua fama tornou-se maior.


Foto: Rafaela

Valparaíso cidade amada por Neruda


Alternando a vida literária com a diplomática, Pablo Neruda era o embaixador chileno na França quando ocorreu o golpe de Estado que depôs o presidente Salvador Allende. De volta ao Chile, sofreu perseguições políticas e morreu pouco depois, sendo enterrado na mais importante de suas 3 casas, “Isla Negra”, ao sul do Chile.

Há 3 casas que servem de museu dedicados a Nerua, no Chile.
Em minha viagem, não pude visitar a Isla Negra (a mais famosa), pois não houve tempo. A casa, que hora também abriga o museu Neruda mais importante, fica a cerca de 1 hora e meia de Santiago, perto da cidade de Valparaiso (onde há uma das outras casas do poeta “La Sebastiana”). A Terceira delas, fica na capital, Santiago: “La Chascona”


Foto: Arquivo Doc.

Isla Negra


Não saberia listar apenas um poema preferido, mas me despeço com um daqueles que penso ser maravilhoso, como o próprio mestre...

O teu riso

"Tira-me o pão, se quiseres, tira-me o ar, mas nãome tires o teu riso.

Não me tires a rosa,a lança que desfolhas,a água que de súbitobrota da tua alegria, a repentina onda de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regressocom os olhos cansadosàs vezes por verque a terra não muda,mas ao entrar teu risosobe ao céu a procurar-mee abre-me todasas portas da vida.

Meu amor, nos momentosmais escuros soltao teu riso e se de súbitovires que o meu sangue manchaas pedras da rua,ri, porque o teu risoserá para as minhas mãoscomo uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,teu riso deve erguersua cascata de espuma,e na primavera , amor,quero teu riso comoa flor que esperava,a flor azul, a rosada minha pátria sonora.

Ri-te da noite,do dia, da lua,ri-te das ruastortas da ilha,ri-te deste grosseirorapaz que te ama,mas quando abroos olhos e os fecho,quando meus passos vão,quando voltam meus passos,nega-me o pão, o ar,a luz, a primavera,mas nunca o teu riso,porque então morreria."

(Pablo Neruda)


Para saber mais, não deixe de visitar o site da “Fundación Pablo Neruda”

Buenas hermanos!

Rafa.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

“Gaudí: O arquiteto da natureza”

Certa vez, li essa frase em uma matéria que falava sobre o arquiteto catalão, tempo depois, ao conhecer melhor a obra deste brilhante artista, pude constatar que é uma perfeita definição.
Antoni Plàcid Guillem Gaudí Cornet nasceu no dia 25 de Junho de 1852, na província espanhola de Tarragona.





Casa Batlló - Barcelona


Ainda na infância, teve gravíssimos problemas reumáticos que vieram a acompanhar durante toda sua vida.
Para ajudar a família e Gaudí, trabalhou com alguns mestres de obras em Barcelona e posteriormente foi desenhista, já indicando o Dom que o levaria à fama, anos depois.
Estudou Arquitetura em Barcelona, onde destacou-se como um arquiteto de novas concepções plásticas e ligado ao
modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
Em seus primeiros trabalhos há uma forte influência gótica. Talvez a grande “marca” de Gaudi tenha sido a originalidade, mesmo influenciado por inúmeras tendências, nunca se dedicou a copiar estilos pré determinados.


Suas obras também nos remete a uma colossal visão e interação com a natureza, percebida por aqueles que tem a sensibilidade necessária para compreender um mestre tão brilhante!Em 1910, quando tinha 58 anos, Gaudí alcançou o auge de sua carreira, cada dia mais famoso em todo o mundo, ele chamou a atenção de alguns norte-americanos. Daí partiu o convite para ser o encarregado do projeto de um hotel em Nova York.




Palácio Episcopal de Astorga


No mesmo ano, uma exposição realizada no “Grand Palais” de Paris sou um grande sucesso!
Dentre suas principais obras, estão: A “Casa Batlló”, “Casa Milà”, “Palácio Episcopal de Astorga”, Templo Expiatório da Sagrada Família, Casa Milá ("La Pedrera"), Parc Güell.
O arquiteto espanhol morreu aos 74 anos, em Barcelona, vítima de um atropelamento. Relato contam que taxistas que passavam no local se recusaram a levá-lo a um hospital porque pensavam se tratar de um mendigo.
Nos últimos anos de sua vida, Gaudí já não mais cuidava de sua aparência e evitava o contato com os jornalistas, mas uma coisa não se discute: Seu Brilhantismo!
O mestre da arquitetura de seu tempo está enterrado na cripta da Sagrada Família.


O lugar perfeito. O artista repousará para sempre perto de sua grande obra!




Parc Güell - Barcelona


Graças a Gaudi, visitar Barcelona e suas maravilhas arquitetônicas, não é apenas fazer um mero turismo, ou uma viagem cultural, é, acima de tudo, uma “Experiência Antropológica”!



Por: Rafaela de Castro.




Como a grande maioria de vocês sabe, sou uma pessoa apaixonada pela arte, e na Arquitetura, Gaudi é, sem um dúvida, um dos arquitetos que mais admiro pela genialidade e ousadia.


Aguardo os comentários de vocês...


Fiquem na paz!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Rosa e o Príncipe

"O Pequeno Principe"

"... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...Foi então que apareceu uma raposa.- Olá, bom dia! Disse a raposa.- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o principezinho...-Anda brincar comigo - pediu o principezinho. Estou tão triste...- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)Não... Ando á procura de amigos. O que é que "cativar" quer dizer?... Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.Laços?Sim, laços - disse a raposa. -...Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo...(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona...Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol.Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo?... não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti...- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!E o que é preciso fazer? - Perguntou o principezinho.- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...Se vieres sempre ás quatro horas, ás três já eu começo a ser feliz...Foi assim que o principezinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:- Ai! - Exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...... Então não ganhaste nada com isso!- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...Depois acrescentou:- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.O principezinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...... A minha rosa sozinha, vale mais do que vocês todas juntas, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.E então voltou para ao pé da raposa e disse:- Adeus...- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa..."
[Antoine De Saint-Exupery ]
.
Apesar de do que muitos falam, não acho que este seja um "livro de miss", pelo contrário, acho que o grande segredo do livro é achar quem realmente o leu, com a sensibilidade necessária.
E segue mais uma lição para ser aprendida....

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Frase do Dia....

"Um covarde é incapaz de demonstrar amor, isso é privilégio dos corajosos."
(Gandhi)
.
Ótima para se pensar...

Haja fôlego para Bonito!



Rios de águas cristalinas repletas de peixes, cavernas submersas, grutas coloridas e cachoeiras nos mais variados tamanhos.

Agora acrescente a isso uma paisagem deslumbrante e um potencial de trilhas e caminhos que permitem praticar do mountain bike ao vôo livre, passando pelo mergulho, off road e rapel. Tudo isso contribui para que, depois de uma semana, o visitante tenha uma única reclamação: "já acabou?!". Imaginação? Não ! Esse lugar existe e não fica muito longe, é Bonito.

Localizado a 260 quilômetros de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, o município de Bonito e toda a região a seu redor possui um sem-número de grutas, cavernas, nascentes, aquários naturais, cachoeiras, lagoas e sítios arqueológicos.

Se tem alguma coisa que marca o cotidiano dessa bela região brasileira é a aventura. A proximidade com Pantanal e com da Serra da Bodoquena e o fato de ser terra de peões de boiadeiros, onde muitas das atrações localizam-se em fazendas de criação de gado, ver imagens insólitas, como mergulhadores vestidos dos pés à cabeça - de cilindro e tudo –
atravessando o pasto em direção às cavernas já tornou-se algo natural e contribui para tornar a aventura ainda mais agradável aos adeptos desse estilo de viajem.

Bonito é uma viagem para a família toda e a diversão é para lá de garantida. Há vários passeios, para todos os gostos, justamente por isso, a cidade tem ficado lotada na férias e em todos os feriados.

É na época das chuvas, de novembro a março, que o município mostra sua melhor (e mais famosa )paisagem no auge: é a gruta do Lago Azul, com 126 metros de profundidade.
Localizada na Fazenda Anhumas, a 21 quilômetros da pequena cidade, a gruta, encravada numa rocha de aproximadamente 600 milhões de anos e descoberta pelos índios Terena em 1924, oferece pela manhã um espetáculo de grande beleza: entre 7h30 e 9h30, os raios de sol invadem a caverna e se refletem na água, tornando-a azul e provocando a formação de um vapor que corta o ar com as cores do arco-íris. As estalactites da gruta também se refletem nas águas do lago, duplicando as imagens.

O Lago Azul é um sítio pré-histórico, onde mergulhadores brasileiros e franceses descobriram, em 1992, fósseis de animais com cerca de 10 milhões de anos, entre os quais um bicho preguiça gigante.
Para quem gosta de esportes radicais, a lugar tem todas as qualidades necessárias: a paisagem deslumbrante, as belas trilhas para fazer “trekking” e ciclismo, montanhas para praticar o montanhismo, rios caudalosos para praticar mergulhos, canoagem, “canyoning” e o “rafting”, estradas com muitos atoleiros para a prática do “off- road”.

As agências de turismo estão sempre procurando inovar seus passeios, por isso mesmo quem vai sempre a Bonito continua tendo muitas surpresas. Uma das mais interessantes destas novas "estratégias de marketing" é feita por um “trailler” de lanches que fica próximo à entrada da própria Gruta do Lago Azul e entregam os lanches até no Abismo Anhumas, um tradicional local de rapel e mergulho técnico perto da Gruta. O mais interessante é que os lanches podem descer o Abismo de 72 metros por uma corda, atendendo ao mais radical - e faminto - dos aventureiros

Depois de saber de todas essas belezas alguém ousaria dizer que o nome “Bonito” não é merecido? Bonito é pouco!



Por: Rafaela de Castro

domingo, 11 de janeiro de 2009

Chegou o verão!




Chegou o verão!


Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose.
Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca.
Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis.
Mas o principal ponto do verão é.... a praia! Ah, como é bela a praia.
Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção.
Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das véias.
Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas.
O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando.
Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias.
Em menos de cinqüenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia.
E as crianças? Ah, que gracinhas!
Os bebês chorando de desidratação, as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar, os adolescentes ouvindo walkman enquanto dormem.
As mulheres também têm muita diversão na praia, como buscar o filho afogado e caminhar vinte quilômetros pra encontrar o outro pé do chinelo.
Já os homens ficam com as tarefas mais chatas, como perfurar o poço pra fincar o cabo do guarda-sol. É mais fácil achar petróleo do que conseguir fazer o guarda-sol ficar em pé.
Mas tudo isso não conta, diante da alegria, da felicidade, da maravilha que é entrar no mar!
Aquela água tão cristalina, que dá pra ver os cardumes de latinha de cerveja no fundo.
Aquela sensação de boiar na salmoura como um pepino em conserva.
Depois de um belo banho de mar, com o rego cheio de sal e a periquita cheia de areia, vem aquela vontade de fritar na chapa.
A gente abre a esteira velha, com o cheiro de velório de bode, bota o chapéu, os óculos escuros e puxa um ronco bacaninha.
Isso é paz, isso é amor, isso é o absurdo do calor!!!!!
Mas, claro, tudo tem seu lado bom. E à noite o sol vai embora. Todo mundo volta pra casa tostado e vermelho como mortadela, toma banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próximo. O Shampoo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa, desde creme de barbear até desinfetante de privada.

As toalhas, com aquele cheirinho de mofo que só a casa da praia oferece.
Aí, uma bela macarronada pra entupir o bucho e uma dormidinha na rede pra adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas.
O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga
em família. Todo mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha e torcendo, pra que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo possa se encontrar no mesmo inferno tropical.
Qualquer semelhança com a vida real, é uma mera coincidência.

[ Luis Carlos Verissimo ]
Apesar de tudo, como toda boa Carioca eu amo a praia, mas honestamente, ando dispensando esse negócio de ispor e frango... melhor esperar o Mustafá passar, vendendo seu tradicional kibe e gritando pela praia: "MUSTAFÁÁÁÁÁÁÁ..."... hahaha
Beijos à todos os praieiros!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Fique


"Fique
Você não precisa fugir de mim.
O que te espera além da porta?
Dentro do mundo mortal.

Faça sua escolha,
Caia em meus braços,
Se renda à morte por um beijo.
Logo meu coração baterá com seu sangue.
E seu prazer será o meu.

Fique e deixe-me te cobrir de rosas
Num leito de cetim.
Minha noiva sagrada.
Na minha boca encontrará bálsamo e vida.

Eu estou pronto para seu amor.
É o momento de viver eternamente.
Eu te prometo a noite,
Para reinar soberba.

Se tiver de morrer, que seja em meus braços,
Se tiver de viver...
Então que seja ao meu lado.
Seu orgulho te deixa cega para a verdade.

Você me deseja.
Deseja meu sangue,
Meus beijos mordidos.
Apenas fique.
Por nós dois,
Por nosso amor,
Pelo seu desejo.

Fique.
Deixe-me conduzir para variar.
Pode ser uma boa surpresa.
Sempre será livre para partir
Contando que volte e fique
Meia hora,

Uma noite em meu leito.
Fique em minha cama, meu mundo.
Em minhas veias, dentro de meu coração.
Eu não peço muito.

Quero apenas te fazer sorrir.
Fazer-te enlouquecer.
Fique.
E não vai se arrepender."


( Nazarethe Fonseca)

VOLTE SEMPRE !!!
 
© 2007 Template feito por Templates para Você