segunda-feira, 22 de abril de 2013

O RIO DE JORGE !!!


“Não, o padroeiro do Rio de Janeiro não é São Jorge é São Sebastião...”

                              
              Foto: Reprodução Internet.  
Imagem icônica de São Jorge

É, se você assim como eu, também é carioca não estranha e já deve estar cansado (a) de saber sobre a afirmação acima, mas certamente também já pode ter tido que dar essa explicação a amigos, conhecidos e afins...

Hoje, dia 23 de Abril é comemorado o Dia de São Jorge, sem dúvidas um dos santos mais queridos da igreja católica!

Inúmeras vezes já fui questionada por amigos de outros estados e até outros países sobre o carioca e sua paixão por São Jorge.

Sim, de fato nós, habitantes da Cidade Maravilhosa, temos uma relação muito particular com o Santo Guerreiro, como é conhecido. É muito comum ver o carioca com camisas, fitinhas, adesivos nos carros e etc... todos mostrando a devoções e admiração que tem pelo santo.

Segundo lendas, São Jorge teria nascido na Capadócia (no território que hoje é6 a Turquia) e teria sido padre além de soldado romano no exército do imperador Diocleciano (284 a 305).

Sua história como mártir o colocou como padroeiro de muitos países, cidades e regiões em todo mundo, como Inglaterra e Portugal (onde inclusive, há um Castelo dedicado a ele na cidade de Lisboa).

                                                      Foto:  Rafaela de Castro.                       
Castelo de São Jorge, em Lisboa, Portugal.



No Brasil, São Jorge tornou-se ainda mais popular graças ao Sincretismo religioso, especialmente com forte influência nas religiões da cultura africana, como por exemplo na Umbanda, onde é associado a Ogum.

Seja qual for a religião, o que importa é que a figura de São Jorge tornou-se tão popular que hoje é um dos mais queridos do Brasil (se não o mais popular).

Mas não é de se admirar que o brasileiro, povo guerreiro tenha tanta identificação com São Jorge. E nós cariocas, pedimos licença a São Sebastião para também sermos um pouco: Filhos de Jorge!

Salve Jorge!!!!




ORAÇÃO DE SÃO JORGE:
.

“Eu andarei vestido e armado, com as armas  de  São Jorge.

 Para que meus  inimigos tendo  pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.
 Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem  sem ao meu corpo chegar, cordas  e correntes se quebrem sem ao meu corpo, amarrar.”



Paz, Força, Luz  e Fé para todos !!!




VOLTE SEMPRE !!!
 
© 2007 Template feito por Templates para Você