quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

“Gaudí: O arquiteto da natureza”

Certa vez, li essa frase em uma matéria que falava sobre o arquiteto catalão, tempo depois, ao conhecer melhor a obra deste brilhante artista, pude constatar que é uma perfeita definição.
Antoni Plàcid Guillem Gaudí Cornet nasceu no dia 25 de Junho de 1852, na província espanhola de Tarragona.





Casa Batlló - Barcelona


Ainda na infância, teve gravíssimos problemas reumáticos que vieram a acompanhar durante toda sua vida.
Para ajudar a família e Gaudí, trabalhou com alguns mestres de obras em Barcelona e posteriormente foi desenhista, já indicando o Dom que o levaria à fama, anos depois.
Estudou Arquitetura em Barcelona, onde destacou-se como um arquiteto de novas concepções plásticas e ligado ao
modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
Em seus primeiros trabalhos há uma forte influência gótica. Talvez a grande “marca” de Gaudi tenha sido a originalidade, mesmo influenciado por inúmeras tendências, nunca se dedicou a copiar estilos pré determinados.


Suas obras também nos remete a uma colossal visão e interação com a natureza, percebida por aqueles que tem a sensibilidade necessária para compreender um mestre tão brilhante!Em 1910, quando tinha 58 anos, Gaudí alcançou o auge de sua carreira, cada dia mais famoso em todo o mundo, ele chamou a atenção de alguns norte-americanos. Daí partiu o convite para ser o encarregado do projeto de um hotel em Nova York.




Palácio Episcopal de Astorga


No mesmo ano, uma exposição realizada no “Grand Palais” de Paris sou um grande sucesso!
Dentre suas principais obras, estão: A “Casa Batlló”, “Casa Milà”, “Palácio Episcopal de Astorga”, Templo Expiatório da Sagrada Família, Casa Milá ("La Pedrera"), Parc Güell.
O arquiteto espanhol morreu aos 74 anos, em Barcelona, vítima de um atropelamento. Relato contam que taxistas que passavam no local se recusaram a levá-lo a um hospital porque pensavam se tratar de um mendigo.
Nos últimos anos de sua vida, Gaudí já não mais cuidava de sua aparência e evitava o contato com os jornalistas, mas uma coisa não se discute: Seu Brilhantismo!
O mestre da arquitetura de seu tempo está enterrado na cripta da Sagrada Família.


O lugar perfeito. O artista repousará para sempre perto de sua grande obra!




Parc Güell - Barcelona


Graças a Gaudi, visitar Barcelona e suas maravilhas arquitetônicas, não é apenas fazer um mero turismo, ou uma viagem cultural, é, acima de tudo, uma “Experiência Antropológica”!



Por: Rafaela de Castro.




Como a grande maioria de vocês sabe, sou uma pessoa apaixonada pela arte, e na Arquitetura, Gaudi é, sem um dúvida, um dos arquitetos que mais admiro pela genialidade e ousadia.


Aguardo os comentários de vocês...


Fiquem na paz!

0 comentários:

VOLTE SEMPRE !!!
 
© 2007 Template feito por Templates para Você