quinta-feira, 3 de julho de 2008

Uma operção pela Liberdade


O exército Colombiano organizou uma operação militar que foi batizada de "Jaque" (xeque).
a operação teve como objetivo enganar os guerrilheiros, libertanto assim 15 reféns das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), entre eles Ingrid Betancourt, a franco-colombiana que foi candidata a presidência da Colombia ficou mais de seis anos.


Como foi divulgago após a operação, o Exércio Colombiano conseguiu infiltrar militares nas altas camadas das Farc chegando também ao secretariado que tem como função comendar a guerrilha armada.

Os infiltrados, disfarçados de guerrilheiros, conseguiram convencer a guerrilha a reunir os 15 reféns que antes estavam em 3 grupos separados. O plano é que eles seriam transferidos para outra parte do país para serem entregues a Alfonso Cano, lider do grupo. O transporte seria feito por um helicóptero de uma ONG fictícia.
Porém, o Helicóptero usado era do Exército Colombiano e estava tripulado por militares. Assim que os 15 reféns entraram na aeronave os militares renderam todos os guerrilheiros. O resgate ocorreu em Guaviare na parte oeste da Colombia.
Dentre os reféns, além de Ingrid, estavam 11 militares colombianos, e 3 norte-americanos, sequestrados em 2003.
A operação deu uma maior credibilidade ao governo de Álvaro Urib, que já anunciou que poderá fazer novos resgates.
Com os duros golpes políticos sofridos nesse ano, agora, mais do que nunca, acredita-se que está mais próximo fim da Farc.

0 comentários:

VOLTE SEMPRE !!!
 
© 2007 Template feito por Templates para Você